Ícone do site Contactus RH

Remuneração: qual o melhor para sua empresa?

Você conhece todos os tipos de remuneração que sua empresa pode utilizar?

Enquanto o salário é o valor financeiro recebido por um colaborador em troca de seus serviços, a remuneração abrange mais do que a receita mensal líquida de um profissional. Ela engloba o conjunto de retribuições que complementam seu salário e compõem todos os valores recebidos pelo empregado de sua empresa, ou seja, salário direto, indireto e remuneração variável.

Para tornar esse conceito mais claro, existe uma frase que explica muito bem a diferença entre eles: “salário sempre é remuneração, mas remuneração nem sempre é salário”. O foco da questão é que uma remuneração deverá sempre ser capaz de representar os valores e benefícios justos para um colaborador perante a lei e sua percepção das realizações de seu cargo.

É importante lembrar que salário ou remuneração nunca deverão ser o único ou principal atrativo para a retenção de talentos, mas representam uma importante parcela para a atratividade e permanência de colaboradores em uma organização. Quando são bem reconhecidos profissionalmente e bem remunerados, os trabalhadores elevam naturalmente seu nível de engajamento ao perceber que seu trabalho é valorizado e faz a diferença na empresa.

Então se a remuneração pode ser uma das armas estratégicas para que você mantenha sua empresa competitiva no mercado, é importante conhecer os principais tipos e avaliar qual deles se encaixa melhor ao perfil de sua organização:

 

 

 

 

 

 

 

E qual tipo de remuneração é mais indicada para minha empresa?

Para responder a essa pergunta, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar cuidadosamente o perfil de sua organização e o quadro de colaboradores que sua empresa engloba. Toda e qualquer decisão deve ser pautada sobretudo em um critério básico: quando você implementa um novo tipo de remuneração, ela passa a fazer parte da história e cultura de sua empresa, tornando-se mais difícil modificar esse padrão futuramente sem gerar impactos na equipe.

Sendo assim, estude a fundo a legislação, seus impactos e como ela pode refletir no desempenho de sua equipe. Só depois de fazer uma criteriosa análise neste sentido é que você deverá optar pela implantação de novos modelos em sua empresa.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile